Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

A Ponte é uma passagem para a outra margem....

É verdade que a canção dos Jáfumega, Ribeira, não se referia à Ponte sobre o Tejo, mas não deixa de ser verdade que a ponte é uma passagem para a outra margem, seja qual for o rio ou ponte. E entre Lisboa e a Margem Sul (ou Lisbon South Bay como se diz agora) isso só aconteceu em 1966.

Aliás foi a 6 de agosto de 1966, há 49 anos, que a então “Ponte Salazar” foi inaugurada, rebatizada como “Ponte 25 de Abril” após a Revolução de 1974 sendo, desde sempre, considerada uma obra maior da engenharia portuguesa e um símbolo do país e da capital. 

Para assinalar o 49.º aniversário, a Ponte 25 de Abril é o mote de uma exposição itinerante, promovida pela Infraestruturas de Portugal, com o apoio da JCDecaux, que pode ser visitada a partir de 14 de agosto, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa. “A Ponte que nos liga” revisita as datas que marcaram a história desta infraestrutura mas centra-se, sobretudo, no registo iconográfico da construção da ponte que ligou a margem norte à margem sul do rio Tejo e que, ao longo de 49 anos, soube adaptar-se e responder às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de metropolização a sul.

 “A Ponte que nos liga” é uma mostra itinerante, composta por 16 fotografias, que pode ser visitada até 3 de setembro na Estação de Santa Apolónia, de 4 a 30 de setembro, na Estação de Roma-Areeiro, seguindo depois viagem para a Estação de Lisboa-Oriente, até 20 de outubro.

 

28 de junho, 1965∏Infraestruturas de Portugal_Ce

 

9 de julho, 1963∏Infraestruturas de Portugal_Cel

28 de junho, 1965∏Infraestruturas de Portugal_Ce

 

 

5 de novembro, 1965∏Infraestruturas de Portugal_

 

6 de agosto, 1966∏Infraestruturas de Portugal_Ce

 

13 de agosto, 1964∏Infraestruturas de Portugal_C

 

Embarque no ferry boat_Cais do Sodre_Infraestrutur

 

Infraestruturas de Portugal_Celestino Teixeira (2)

 Imagens: Infraestruturas de Portugal. Autor: Celestino Teixeira

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.