Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

Actividades gratuitas no próximo fim-de-semana

O Museu do Oriente por vezes dá-nos destes presentes e no próximo fim-de-semana há um conjunto de actividades gratuitas para desfrutar.

 

No sábado, dia 30 às 16.00, o Duo Contrasti dos Solistas da Metropolitana apresenta O Barroco e a Música Programática, num programa para violino e contrabaixo que apresenta Battalia a 10 (1673), de H. I. F. v. Biber, Suite Pulcinella (1911), de I. Stravinsky, e os concertos Outono e Inverno d’As Quatro Estações (c. 1720), de A. Vivaldi.

 

28jan_Museu do Oriente1.jpg

 

No dia 31, às 15.30, o monge japonês Kakuho Aoe apresenta Otera Gohan – A Cozinha dos Templos Budistas, uma conferência dedicada à washoku – a cultura gastronómica do Japão, classificada como Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013.

 

28jan_Museu do Oriente2.jpg

 

 

Porque a gastronomia japonesa não é só sushi, a washoku é baseada num conjunto de hábitos, técnicas, saberes e práticas relacionadas com a produção, processo, preparação e consumo dos alimentos, está associada ao espírito essencial de respeito pela natureza e também ao uso sustentável dos recursos naturais. A culinária privilegia a sazonalidade dos ingredientes e a beleza da colocação dos alimentos e utensílios de mesa, inspirados na riqueza da natureza e das estações. Mantendo-se fiel à tradição, a washoku foi sendo recriada no sentido de acompanhar as mudanças nas relações entre pessoas, natureza e sociedade.

 

Estes dois eventos são gratuitos mediante levantamento e a capacidade da sala.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.