Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

Diz que amanhã é Halloween...

Desde miúda que o Halloween me fascina. Adorava aquela fantasia das séries e filmes em que nas escolas, nos bairros, toda a gente, se mascarava de figuras de terror e andavam a bater às portas a perguntar “trick or treat?” Ok, essa parte pode ser um bocado parva, mas a parte das máscaras tem piada e felizmente sem matrafonas como acontece no Carnaval

 

No entanto, por altura dos meus pre-teens ainda era um bocado gozada por gostar desta tradição americana que não tinha nada a ver com o nosso Portugal. Pois bem, como sou teimosa comecei a investigar e descobri que por cá havia o costume de pedir o Pão-por-Deus no Dia de Todos os Santos (1 de Novembro). Se calhar não somos assim tão diferentes... E fui investigar um pouco mais e...

 

Embora, isso pouco ou nada tenha a ver com as celebrações celtas que deram origem ao Halloween. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas, era uma celebração pagã celta que marcava o fim do Verão, assim como a festa dos mortos. A verdade é que muitas destas teorias são suposições, pois pouco ou nada se sabe das religiões druidas e celtas antes da cristianização.

 

Além desta origem pagã, o Halloween até tem uma origem bastante cristã. No início da cristandade foi instituída a celebração de Todos os Santos a 1 de Novembro). Era uma grande celebração que começava com uma vigília no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês (país de “origem do Halloween), essa vigília era chamada “All Hallow’s Eve” (Vigília de Todos os Santos), que foi aglutinando para uma palavra nova. Ora nós celebramos o Dia de Todos os Santos... Bem já não, porque desde há 4 anos deixou de ser feriado, e somos muito mais produtivos desde então.

 

Da celebração inicial do Vigília de Todos os Santos (Dia das Bruxas é uma designação lusa) ficou apenas a remota ligação à celebração dos mortos, mas como uma espécie de Carnaval no Outono.

 

Agora, já não tenho vontade de andar de casa em casa a pedir doces ou a prometer travessuras. Mas um ajuntamento de amigos à volta de uma boa garrafa de vinho e ver filme de susto até pode ser um programa equacionável.

 

Melhor ainda: inspira-me nas sugestões de moda infantil da H&M para um Halloween mascarado mas em bom!

 

30Out_Halloween-H&M3.jpg

30Out_Halloween-H&M.jpg

 

30Out_Halloween-H&M1.jpg

 

30Out_Halloween-H&M2.jpg

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.