Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

(Man)Ter um bronzeado saudável (Parte I)

O Verão já vai a mais de meio, mas nunca é tarde para falar dos cuidados que se deve ter com o Sol. Aliás todos os dias apanhamos Sol, não é só quando ficamos a "torrar" na praia.

Acho que já cometi os erros normais de qualquer pessoa como ir para a praia nas horas que não se deve ir, às vezes esquecer o protector ou não levar roupa que proteja devidamente a pele nas horas mais quentes. E sim durante a adolescencia apanhei um escaldão que me fez aprender a lição para o resto da vida... (mas quem nunca apanhou um escaldão nos gloriosos anos 80?) Em suma, prefiro demorar mais tempo a bronzear, mas fazê-lo da forma mais saudável possível e sem exageros. Aliás aquele bronzeado que mais parece estorricado, acho horroroso.

Existem alguns truques que ajudam a melhorar e prolongar o bronzeado. Um desses truques é investir em alimentos ricos em betacaroteno (ou suplemento), substância que ajuda a deixar a pele dourada e a protegê-la contra raios UVA e UVB. O betacaroteno é uma provitamina deve começar a ser ingerida, no mínino, 20 dias antes da exposição ao sol para conseguir alcançar a epiderme da pele, o que efetiva a sua função de maior permanência do bronzeado produzido pela melanina (responsável pela pigmentação da pele). Cenoura, mamão, pêssego, nectarina, tomate... ou seja tudo o que é cor-de-laranja entra no cardápio. Mas num periodo de tempo limitado que é para não ficar de facto laranjinha!

Caso não dê para reforçar na alimentação, aqui ficam umas sugestões de suplementos para ajudar a preparar a pele. (Claro está que para tomar suplementos vitamínicos, convém haver recolha de informação prévia com o farmacêutico ou os colaboradores de ervanárias e lojas de saúde) 

Celeiro_Solgar_Betacaroteno.jpg 

Solgar Beta Caroteno (no Celeiro €13,35) 

 

Biofil_betacaroteno.jpg 

Biofil Beta Caroteno (no Celeiro) 

 

Outro ponto importante é manter sempre o corpo hidrata. O corpo perde fluídos quando está super aquecido e antes que aconteça a desidratação (boca seca, sede, dor de cabeça, tonturas e sonolência) é importante beber sempre muita àgua, para ajudar a manter a temperatura do corpo baixa e o deixar hidratado.

 

E quando acontece o escaldão.....

Já aconteceu a todos. Mesmo tendo cuidado e pondo protector solar, duvido que haja alguém neste mundo que nunca tenha chegado ao fim do dia e a pele esteja vermelha, queimada, dorida, a arder… Eu pecadora solar me confesso! Mesmo tendo cuidado regularmente, há sempre um dia em que me desleixo. Ou não uso o protetor solar com o FPS adequado, ou aplico mal, ou deixo uma zona do corpo mais exposta (sim já me aconteceu aplicar protector em todo o corpo repetir as aplicações… e esquecer-me dos pés), ou esqueço de reaplicar ao longo do dia, sei lá tanta coisa que mais vale não continuar a enumerar.

Por isso é sempre importante estar prevenida com algum SOS para os escaldões. Aqui ficam algumas sugestões:

 

Biafine.png

 

Caladryl Derma gel.jpg

 

Caladryl Ice.jpeg

Este é sem dúvida o meu preferido! Se o guardar no frigorifico, o gel, já de si muito fresco ao toque, fica ainda mais refrescante e fácil de espalhar, diminuindo imediatamente a sensação de ardor da pele. A regeneração da pele é muito rápida (na minha experiência) mas isso não significa que no dia seguinte se possa fazer asneira novamente.

Estes produtos estão disponíveis em farmácias e lojas de saúde, por isso é importante pedir sempre o aconselhamento no local da compra.  

 

As dicas não ficam por aqui... Esperem para ver ;) Por enquanto, desfrutem do Sol com cuidado!

safe-summer-tanning.jpg

Nota: imagem retirada do site Fashionflu

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.