O Pratinho (pouco) Feio
Festas de aniversário de amigos são sempre boas oportunidades para conhecer espaços novos na restauração lisboeta. Há uns dias, numa dessas ocasiões, conheci o Pratinho Feio. Situado na zona de Santos, o restaurante abriu em setembro de 2014. Tem ambiente descontraído e acolhedor, com uma decoração clássica e de traça antiga.
É um restaurante de cozinha portuguesa com produtos nacionais selecionados, mas confeccionado com um toque arrojado. Visto que era um jantar de grupo a escolha não à carta, mas havia umas opções pré-definidas: Crumble de Bacalhau, Coxinha de Frango assado com molho de papaia e batata doce assada e uma opção vegetariana mas não que lembro qual... (a minha memória já não é o que era).
Nas entradas, além das cestinhas com pãozinho maravilhoso (sim sou grande fã de pães, em particular os de misturas de cereais), azeitonas bem temperadas e manteiga aromatizada com ervas, tínhamos ainda crocantes com tomate e orégãos. Uma delícia!
No prato principal, a minha escolha foi para o Crumble de bacalhau. Como ia jantar decidi-me pelo peixe para ser mais saudável (e também porque ando a tentar diminuir o consumo de carne). O crumble é uma espécie de bacalhau com broa, contudo a crosta de pão que cobre o bacalhau tem uma consistência mais crocante. Estava bom, mas salgado para o meu gosto (e não fui a única a notar este ponto na confecção) . O vencedor da noite foram as Coxinhas de Frango assado com molho de papaia e batata doce assada. Foi a escolha que reuniu mais interessando e recebeu muitos elogios. Não provei mas tinha óptimo aspecto.
As sobremesas é terão que ficar para uma prova posterior já que o bolo de aniversário era um imperativo.
O Pratinho Feio é um espaço simpático e acolhedor que merece uma visita mais calma. Mas não me posso esquecer que para a próxima visita tenho que chegar cedinho, já que estacionar em Santos é uma dor de cabeça.
Nota: as fotos do restaurante foram retiradas da da página de facebook do mesmo. As fotos dos pratos são da minha autoria, desde já as minhas desculpas pelo enquadramento.