Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Universe Blast

Universe Blast

Preparar a viagem de carro com animais de estimação

Viajar com animais de estimação, em particular cães, requer alguns cuidados. É frequente vê-los soltos no carro, com a cabeça fora da janela, língua de fora e orelhas ao vento. Esta não é de todo a forma segura de os transportar: pode prejudicar a atenção do condutor, além de que pode por em risco a segurança de todos os ocupantes do carro.

dog-stuff-1.jpg

Quando encontrei estas dicas da LOGO achei importante partilhar:

Documentação e veterinário: Verifique sempre se tem toda a documentação em dia, especialmente o registo do seu animal e o boletim de vacinas. No caso de viagens longas, deverá marcar uma consulta no veterinário, uma vez que poderá obter informações importantes para proteger o seu animal durante toda a viagem.

 

Antes da viagem: Para evitar ao máximo que o seu animal fique stressado com a mudança de ares, deve acostumá-lo ao carro nas semanas anteriores à viagem. Outro dos aspetos a ter em conta é a alimentação: recomenda-se uma quantidade menor do que o habitual de ração antes da viagem, para que não tenha que lidar com enjoos ou surpresas desagradáveis.

 

Animais de pequeno porte: Para o transporte dos animais mais pequenos, a caixa transportadora ou o cinto de segurança específico são boas soluções. Devem ser colocadas nos bancos traseiros ou na mala do carro, desde que lhe seja retirada a prateleira. No caso dos gatos, que não gostam de sair da rotina e assustam-se facilmente com ruídos, a melhor solução é a transportadora - podendo ainda cobri-la com um pano, para melhor proteção (assegure-se de que não é demasiado grossa, por causa da temperatura elevada).

 

dog-stuff-6.jpg 

Animais de médio e grande porte: Para os animais maiores, a mala sem a prateleira é a melhor solução. Pode optar por usar um cinto de segurança especial ou uma transportadora de tamanho adequado.

dog-harness.jpg

Outros animais: Os outros animais domésticos, como hamsters ou pássaros, devem ser transportados nas suas gaiolas habituais, com comida e água, se possível tapadas com um pano.

Cat-carriers-for-large-cats.jpg 

Temperatura e ventilação: Os animais são muito sensíveis à temperatura, especialmente quando está calor. Desta forma, deve manter o carro sempre fresco. O ar condicionado é a melhor solução. Se optar por abrir os vidros traseiros, não os abra completamente, pois o animal pode pôr a cabeça de fora ou até mesmo saltar - em particular no caso dos gatos que se assustam com os barulhos da estrada. Não esqueça de deixar os vidros um pouco abertos no caso de se ausentar momentaneamente da viatura, deixando-os no seu interior.

 

Paragens e higiene: Em viagens grandes, deve parar várias vezes, para que o seu patudo possa passear e fazer as suas necessidades. Caso não consiga fazer pausas, deve forrar o carro com tapetes absorventes e outro tipo de proteções.

black lab run.jpg