Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

Puspita Mishra no palco do Museu do Oriente

É uma das mais celebradas intérpretes de odissi - dança clássica indiana - da actualidade. Puspita Mishra sobe ao palco do Auditório do Museu do Oriente, quarta-feira, 26 de Novembro, às 21h30.

Dança Odissi (1).JPG

 

A dança odissi distingue-se das outras sete formas clássicas indianas pela importância do Tribahngi - a movimentação independente da cabeça, tronco e pélvis - caracterizando-se igualmente por várias posições que envolvem o bater rítmico dos pés no solo e poses hieráticas e graciosas. A dança odissi era inicialmente apresentada na corte, mas viria a ligar-se aos rituais dos templos de Odisha, jainistas bem como budistas, sendo interpretada como uma oferenda religiosa pelas maharis, jovens dedicadas ao serviço dos deuses.

Dança Odissi (2).JPG

 

Nesta actuação, Puspista Mishra dá vida às famosas esculturas do templo de Konark, evocando o ritmo, melodia e delicadeza dos seus movimentos. O intricado trabalho de pés, a elegância das karanas (transições) e mudras (gestos de mãos) e a expressividade do olhar que a caracterizam fazem de Pupista Mishra um expoente desta forma clássica de dança indiana.

 

Dança clássica odissi com Puspita Mishra

26 de Novembro

Horário: 21.30

Preço: € 8,00 (descontos em vigor)

Duração: 75’, sem intervalo

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.