Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

Small Tokyo – Projectar uma ‘casa japonesa’

Explorar o conceito de habitar no Japão, num percurso que vai das formas tradicionais à arquitectura contemporânea, é a proposta do workshop “Small Tokyo – Projectar uma ‘casa japonesa’”, que se realiza no Museu do Oriente no sábado, 21 de Maio.
 

smalltokyo2.JPG


O workshop começa com uma introdução teórica, que segue cronologicamente a arquitectura no Japão desde o pós-guerra até à actualidade, marcada por figuras como os vencedores do prémio Pritzker, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, ou mesmo Sou Fujimoto, com quem o formador de “Small Tokyo”, o arquitecto João Almeida e Silva, teve oportunidade de trabalhar.
 

smalltokyo3.JPG

 

Com Tóquio como caso de estudo, a relação entre indivíduo, casa e cidade, na perspectiva do habitar é o ponto de partida para um exercício prático. Os participantes vão projectar um objecto habitável - uma casa -  através de desenho, maquetas ou outros modelos tridimensionais. Estas casas serão idealizadas em função de um habitante-tipo – real ou ficcional – ligado à cultura japonesa, desde heróis de manga ou samurais a modestos ‘salary man’. As casas idealizadas serão em seguida conjugadas numa lógica de construção de cidade.

Desenho.JPG

 
“Small Tokyo” propõe uma análise e um exercício de projecto em torno do habitar no Japão, revelando a íntima ligação entre tradição e contemporaneidade que atravessa a sociedade nipónica, e como esta se manifesta na arquitectura.
 
João Almeida e Silva (Tondela, 1980), é arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2005) e doutorando na mesma instituição (desde 2013). Colabora, desde 2003, com diversos ateliês, destacando-se Balonas & Menano e Sou Fujimoto Architects e exerce arquitectura em regime liberal desde 2005.

 
Workshop “Small Tokyo”
21 de Maio
9.30-13.30 | Sessão teórica  
14.30-18.30 | Sessão prática
Preço: € 40,00/ duas sessões ou € 25,00/ uma sessão
Participantes: mín. 10, máx. 20
 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.