Top 10: Onde ver as cores do Outono
O National Geographic tem rankings de locais de sonhos. Desta vez encantei-me pela lista de pontos de interesse para ver as cores do Outono. E claro, o nosso Douro não falta!
Sonoma, Califórnia, EUA
Somona County na Califórnia conta com mais de 400 explorações vinícolas, estende-se pela costa do Pacífico, e é relativamente próximo de São Francisco com a sua emblemática Golden Gate Bridge. A região também tem grandes florestas, por isso além das cores das vinhas, as florestas estão pintadas de Outono.
Norte do Novo México, EUA
Outro “spot” nos EUA (começo a desconfiar destas listagens...). Para mim Novo México era o cenário habitual de alguns western dos anos 50. Por isso, quando vi o ranking da National Geographic fui pesquisar. O Norte do Novo México tem o seus encantos. No sopé das Montanhas Rochosas, é uma terra onde ainda se respira o misticismo dos povos Índios da América do Norte e o “Circulo Encantado” (Enchanted Circle) que se estende entre as cidades de Taos e Red River, tem paisagens deslumbrantes que se tornam douradas entre Setembro e Outubro.
Holmes, Ohio, EUA
No coração do estado do Ohio, reside a tradicional e conservadora, mas muito mediática comunidade Amish. Este ranking do National Geographic destaca esta região pela sua paisagem, com grandes carvalhos e ácer que ladeiam as estradas que serpenteiam por entre campos de milho. Nesta altura do ano a paisagem ganha tons vermelho e dourado vibrantes.
Península Gaspé, Québec, Canadá
Mantendo a viagem pela América do Norte, a Península de Gaspé no Québec as folhas de ácer tornam-se na imagem viva da bandeira do Canadá, à beira das águas azuis do golfo de St. Lawrence. Cenário digno de postal ilustrado.
Douro, Portugal
Olha para mim toda contente! Sim, o vale do rio Douro figura nesta lista da National Geographic. No Outono, as vinhas das encostas mais carismáticas do país, pincelam as margens do Douro de vermelho, laranja e amarelo. E nada melhor que desfrutar desta paisagem a saborear um excelente vinho do Porto.
Baviera, Alemanha
Região situada no sul da Alemanha, a Baviera parece o cenário de uma história da Heidi, com as florestas alpinas e os cumes das montanhas salpicados de neve. Nesta região pode fazer-se o trajecto da “Romantische Straße” (“Estrada Romântica”), passando pela região vinícola de Francónia (bem, os alemães têm de aprender a fazer vinho com quem sabe), e percorrendo cidades medievais que se mantem intactas como Rothenburg ob der Tauber e Dinkelsbühl.
Transilvânia, Roménia
Nada melhor que entrar no espírito de Halloween com uma visita à “pátria” do Conde Drácula: uma região repleta de castelos medievais, florestas e luares misteriosos.... Uhhhhhh!
Moscovo, Russia
Moscovo põe em causa o estereótipo de metrópole cinzentona. Os parques e jardins dos antigos czares estão abertos ao público e pintam a cidade com as tonalidades do Outono.
Vale Jiuzhaigou, Província Sichuan, China
No Vale de Jiuzhaigou encontra-se a fauna e flora mais diversificada da China. E no Outono a natureza.
Kyoto, Japão
No Japão existe uma tradição chamada koyo que significa admirar folhas. E um dos mais populares locais para koyo é Kyoto, na ilha de Honshu, onde telhados dos templos são recortados pelas cores vibrantes das folhas das árvores, numa cidade imperial com séculos de história.