Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universe Blast

Universe Blast

Urb*Art no Funchal

Gosto muito de arte urbana. E não, não estou a falar de borrões manhosos nas paredes de edificios ou muros. Infelizmente acho que durante muito tempo a street art tem sofrido desse estigma e confundida com vandalismo. Mas arte urbana existe, sim, manifestações artísticas em espaço público, feita por artistas plásticos a sério e diferente de outras manifestações de carácter institucional ou empresarial.

Pode parecer cliché, mas gosto muito do trabalho de Vihls. Adorei a exposição que esteve patenteno Museu da Electricidade o ano passado. Internacionalmente Bansky,Shepard Fairey, Stinkfish, Liqen são nomes conhecidos.

Mas voltemos a Portugal. O Funchal entrou na rota da arte urbana. A primeira instalação é fruto da imaginação da artista madeirense Bárbara Gil Pereira e situa-se na frente marítima da cidade.

1URB ART.jpg 

A iniciativa foi (muito bem) promovida pelo município que vês na arte urbana uma forma de revitalizar e enriquecer os espaços públicos com novos pontos de atracção cultural e turística. Diversos espaços públicos no Funchal podem ser aproveitados para manifestações artísticas, desde muros, edifícios degradados ou esteticamente desenquadrados no conjunto ou na paisagem e que trabalhados podem ser visualmente mais atraentes. A segunda fase com a realização de mais instalações de arte urbana começa em Outubro.

A primeira instalação de arte urbana da artista Bárbara Gil, chama-se “Zapruder” e foi realizada no Auto Silo Almirante Reis, na Avenida do Mar, na frente marítima da cidade. O impacto visual desta instalação é enorme quer entre os transeuntes, quer nas embarcações marítimas, já que a pintura tem 117m2! O nome da instalação é uma homenagem à máquina Bell&Howell, usada por Abraham Zapruder quando filmou o assassinato de John F. Kennedy.

2URB ART.jpg

 

3URB ART.jpg

 

É sempre bom (re)visitar a Madeira e agora há mais um motivo para incluir os Funchal numa escapadinha de fim-de-semana.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.