Vamos ao Mercado?
Eu sou do tempo em que os mercados eram os "supermercados" onde se faziam as compras do dia. Em criança, fui muitas vezes com a minha mãe ao mercado no sábado de manhã, fazer as compras da semana: os legumes e frutas frescos, o peixe acabado de vir da lota... Mas os tempos mudaram e os mercados começaram a ficar desertos, abandonados.
Por isso achei bastante interessante quando há uns dois anos (se a memória não me falha) o Mercado de Campo de Ourique foi reabilitado, passando a ter uma oferta de restauração, seguiu-se o Mercado da Ribeira, cuja reabilitação foi promovida pela revista Time Out... E agora temos o Mercado de Algés...
Agosto, dia de semana, hora de almoço, pouca gente: pensei eu e os meus colegas no trabalho quando decidimos dar um salto até lá... Grande engano!
Cerca de um mês depois de ter sido inaugurado, a zona de restauração do Mercado de Algés estava muito cheio à hora de almoço. Quer no interior, quer na esplanada exterior um dos pontos de diferenciação dos outros mercados. A esplanada à volta do Mercado de Algés está acessível a todos os clientes e não está só limitada a alguns restaurantes. Um ponto positivo a favor deste espaço.
O Mercado mantém a zona de venda de produtos frescos, com as bancas renovadas e está separado da zona de restauração. Ou seja a zona de restauração é relativamente pequena e além dos restaurantes em volta ao centro encontram-se as mesas e cadeiras para consumo, o que torna a circulação no local um pouco dificil.
A área de restauranção está dividida em 16 espaços diferentes: 10 restaurantes, 2 gelatarias, 2 bares, 1 café e 1 pastelaria. Em termos de restauração decidi ir ao Atalho Burger House, pois era o espaço que não tinha fila. O hamburguer em bolo do caco estava bastante bom. No mercado de Algés, existem locais próprios para o pedido das bebidas, e pode ser mesmo pedidas à mesa, nas esplanadas. Como era dia de trabalho não me aventurei por cocktails ou vinho, fiquei por um refrigerante.
Para a sobremesa fomos até ao espaço da Artisani. Já me tinham falado muito desta geladaria, mas ainda nunca tinha provado nenhum gelado. E podia passar os dias comer estes gelados! Por onde começar?!
Pelos sabores mais tradicionais como morango e chocolate belga, maravilhosos! Ou o sabor tropical da manga? Ou o sorbet de limão e mangericão com vodka? Uma verdadeira delícia! A Artisani tem o que designam como "gelados com espírito": um gelado com um pouco de uma bebida espirituosa. Além do sobert de limão e magericão com vodka (fiquei fã, caso não tenham reparado), provamos ainda Chocolate com Vinho do Porto. Muito bom também!
Em suma a experiência foi positiva! E nem que seja pelos gelados Artisani tenho que lá voltar novamente.